Polícia Federal prende três pessoas em flagrante durante operação de combate ao contrabando de cigarros no RN
17/12/2024
Operação Predadores Urbanos foi deflagrada nesta terça-feira (17) e cumpriu nove mandados de busca em Martins e Mossoró. Operação da Polícia Federal combate contrabando de cigarros na região Oeste potiguar
PF/Cedida
Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (17) em Martins e Mossoró, no Oeste potiguar, durante uma operação da Polícia Federal em combate ao contrabando de cigarros.
Os investigadores cumpriam nove mandados de buscas expedidos pela Justiça Federal, mas prenderam os três investigados por flagrá-los em crimes como posse ilegal de arma de fogo, contrabando e crime tributário.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Uma das prisões aconteceu em Martins e as outras duas em Mossoró. Segundo a PF, durante as investigações da Operação Predadores Urbanos, foi descoberto que indivíduos para comercializar cigarros de origem estrangeira sem registro no país.
De acordo com a corporação, os criminosos atuavam no transporte rodoviário dos produtos contrabandeados, posteriormente levados para depósitos, casas e comércios nas duas cidades do Oeste. Os cigarros eram armazenados e depois vendidos em cidades circunvizinhas.
"Dentre os envolvidos, constam pessoas que já foram anteriormente investigadas ou presas pela Polícia Federal em Mossoró", informou a PF.
Viatura da Polícia Federal cumpre mandados em Mossoró e Martins
PF/Cedida
Os crimes imputados são os de contrabando qualificado, descaminho e organização criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar a 13 anos de prisão.
O nome da operação faz referência ao fato de a organização criminosa usar as noites para movimentar produtos contrabandeados, para despistar a atuação das forças policiais e do fisco.
Após os procedimentos de autuação, eles seguirão para a Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Souza, onde devem ficar à disposição da Justiça.
Especialista explica motivo do contrabando
Diferença tributária é ponto central do contrabando de cigarro, explica advogado
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN